QUEM SABE, UM DIA...
E depois dizem que querem receber mais turistas!!!
Foi assim que a Lucia Hipollito terminou seu comentário na CBN Rio. O comentário era sobre o dia de ontem, quando depois de vários dias de chuva, o sol deu o ar da graça, levando milhares de turistas e visitantes ao principal monumento brasileiro, o Cristo Redentor.
O que foi visto é digno de vergonha, quando imaginamos o tamanho da proximidade de eventos como a Copa do Mundo e das Olimpíadas. Não estamos preparados e não estamos nos preparando para esse momento tão especial, pior ainda é perceber que nossas autoridades NÃO QUEREM PREPARAR A CIDADE MARAVILHOSA!
O que interessa aos políticos é divulgar números mirabolantes, pesquisas manipuladas e sonhos irrealizáveis. Andam comemorando por aí o fato do Brasil ter recebido mais de cinco milhões de turistas estrangeiros no ano passado, mas esquecem de dizer que isso é NADA!!!
É importante entender que, quanto maior o número de pessoas visitando a cidade, mais pessoas verão a precariedade de nossa infra-estrutura, mais pessoas verão que a propaganda que se faz é enganosa. Dessa forma, a propaganda boca a boca, a mais confiável de todas, fará com que cada vez menos pessoas queiram visitar-nos.
Estamos muito longe do profissionalismo exigido pelo mercado. Não temos aeroporto decente, não temos porto digno, não temos atrativos estruturados e não temos quem cuide da cidade.
As obras do Porto Maravilha estão sendo realizadas, mas NENHUM técnico de turismo foi consultado para dizer quais as necessidades do trade. Eu até diria que se algum profissional participou desse projeto, é melhor nem se apresentar, pois deveria ter vergonha de estar participando de uma obra que maqueia e embeleza, mas não contribui em nada com o turismo local.
O transporte de turismo não tem onde estacionar. Carros, vans, micros e ônibus estão sendo multados na porta de hotéis, mesmo durante o embarque e desembarque de passageiros.
Esse ano assistiremos aos Jogos Olímpicos de Londres, mas além de não apredermos nada com alguns bons exemplos, usaremos como desculpa o fato de sermos diferentes para justificar os problemas.
De qualquer maneira 2012 começa e nós, heróis da resistência do turismo carioca, seguimos trabalhando e insistindo. Quem sabe um dia sejamos testemunhas de mudanças verdadeiras, quem sabe um dia ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário