22 de maio de 2012

PEDAL LARANJA

Que as bicicletas laranjinhas são um sucesso, ninguém tem dúvida. Que quanto mais ciclovias e maior o número de bicicletas e estações, mas nos aproximamos da idéia de mobilidade urbana sustentável, ninguém tem dúvida.

Mas como toda novidade, alguns detalhes ainda precisam ser melhorados.

Outro dia resolvi estacionar o carro no Leme, usar uma bike para ir até a Rua Siqueira Campos, pensando em fazer o mesmo caminho no final do dia.

Era um dia lindo, com aquele sol de final de outono. Eu vestia calça e camisa social, além de um paletó. Ainda assim achava a cena bem carioca.

Na estação de bikes na esquina da Av. Atlântica com Av. Princesa Isabel, havia apenas uma bicicleta. Pensei ter sido agraciado com uma grande sorte, mas não foi bem isso que aconteceu.

Depois de ligar para a central, carregar os R$ 5 para utlilizar o serviço por 24 horas, liguei novamente para retirar a bicicleta. Só que a partir daí começou tudo a dar errado.

Aquela única bike estava numa posição (5) que apresentava defeito, não liberando-a.

Chegou mais um usuário, que resolveu esperar que alguém chegasse àquela estação, estacionando sua bike. Mas depois de 30min, várias tentativas de entrar em contato com a central e nenhum sucesso, resolvi andar até a próxima estação.



Comecei a suar e a estressar, mas me mantinha positivo.

Nessa outra estação encontrei quatro bicicletas, conseguindo retirar uma delas. Parti depois de conferir qual seria a estação mais próxima do meu destino, sendo a que se localiza na esquina da Av. Copacabana com Rua Hilário de Gouveia a escolhida.

Lá chegando, para minha surpresa, não havia nenhuma posição vaga para deixar a bike.




O tempo ia passando e eu ficando atrasado.

Decidi pedalar até outra estação que estava indicada no mapa.

Cadê a estação? Não conseguia encontrá-la...

Resumo: até que eu encotrasse uma estação para deixar a bicicleta e corresse até o local do meu compromisso, já estava suado, sujo e ...

De qualquer maneira, torço muito para que o projeto cresça e melhore.

PS: Pensar uma ciclovia da Barra até a zona sul, passando por São Conrado, seria pedir demais? Imagina uma construção suspensa, paralela a Av. Niemeyer...

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