INCONSCIENTE SOCIAL / REDE COLETIVA
Numa rápida pesquisa no Google, ao lançar a expressão "inconsciente coletivo" a primeira resposta é a do Wikipédia. A definição desta enciclopédia livre e virtual, é "Inconsciente Cole(c)tivo, segundo o conceito de psicologia analítica criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, é a camada mais profunda da psique. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos. O inconsciente coletivo também tem sido compreendido como um arcabouço de arquétipos cujas influências se expandem para além da psique humana."
Com os últimos acontecimentos no Brasil relacionados as manifestações populares que cresceram numa velocidade nunca antes vista, a convocação e a reunião das pessoas começa e evolui pela internet. Essa é a grande novidade! Como lidar com isso?
Se nas décadas de 60, 70 e 80 as manifestações conseguiam levar milhares de pessoas para as ruas sem o uso desse canal intercomunicativo mundial, agora percebo que as Redes Sociais se trasnformaram nesse novo modelo de reunião.
Mais do que isso, as Redes Sociais se transformaram na casa, no lar do inconsciente coletivo, no habitat onde ele se manifesta e toma corpo. Antes algo subjetivo, agora um sentimento que é construído e materializado em campos virtuais, que alcançam seu extremo quando transmitem "on line", o lado bom e o ruim de todo manifesto.
Vai ser difícil, mas fundamental esse aprendizado. Como lidar com um inconsciente coletivo que move a humanidade, com ações e reações tão rápidas e instantâneas, que fica difícil acompanhar.
Vou ali estudar e pesquisar um pouco, assim que tiver uma resposta eu posto.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário