S.O.S. EMERGÊNCIA MÉDICA
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, terminal de passageiro 2, de repente um acidente. Uma senhora não consegue empurrar o carrinho de bagagem para fora da esteira rolante, e cai. Cai para trás e de cabeça. Um vigilante que está por perto desliga imediatamente a esteira, evitando o pior dos acidentes neste tipo de equipamento. A pessoa caída quando alcança o final do rolamento é ferida pelos dentes de ferro que servem de guia e filtro, muitas vezes tendo a pele dilacerada e/ou o couro cabeludo arrancado. Mas dessa vez a reação foi rápida evitando o pior...
Com a ajuda de alguns passantes, a mulher é levantada e levada para um lugar onde possa sentar e esperar o atendimento médico. Ela tem um ferimento na cabeça e sua acompanhante no braço. E aí começa mais uma novela...
O departamento médico do aeroporto é acionado, mas não chega de imediato. Começamos a receber algumas informações esquisitas. A primeira é que como é passageiro que desembarcou mas ainda se encontra dentro do terminal, o atendimento médico fica por conta da companhia aérea. Caso fosse um mero transeunte, teria que pagar pelo atendimento...
Em seguida somos informados que a demora da chegada dos médicos se dá, por conta da localização do plantão. É apenas uma equipe para todo o aeroporto, que é contratada pela INFRAERO e que, segundo o funcionário do aeroporto, o responsável por esse tipo de atendimento deveria ser o governo!?!?!?
Seguimos esperando o atendimento médico, quando questionei o funcionário da
essa demora poderia ser vital ou fatal... Ele simplesmente informa que não tem outra coisa a fazer se não esperar, mas que se fosse mais grave, pegava ela no colo e levava para a enfermaria...
Por uma questão óbvia, as gravações foram feitas discretamente, evitando constrangimentos e para que pudéssemos registrar como a coisa acontece no dia a dia.
Fica então registrado, que um passante, ou um usuário do aeroporto que não esteja em viagem, caso sofra um acidente dentro das instalações daquele terminal de passageiros, terá que pagar por um atendimento de emergência.
Fica registrado também, que mesmo sendo um passageiro em processo de embarque ou desembarque, é melhor não sofrer nenhum tipo de acidente, pois a demora pode ser "normal"...
Fica registrado que estamos vivenciando a agonia da principal porta de entrada de estrangeiros no país.
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