UM NOVO OLHAR
(Capítulo 1)
Depois da pacificação e da instalação do teleférico, um novo olhar sobre o complexo de favelas conhecido como "Complexo do Alemão", começa a ganhar corpo e alma.
A partir de hoje vamos percorrer um roteiro de muitas histórias, cores e vida, desconhecido pela grande maioria da população e, consequentemente, de turistas e visitantes da cidade maravilhosa.
Nosso guia é o Cristiano, que já vem realizando um trabalho super interessante, enquanto nosso cicerone é o Cleber, responsável pela melhor picanha da região.
Nosso passeio será através de fotos e vídeos, que desvendam o que há de belo, interessante e curioso no que pode estar se transformando num dos principais atrativos turísticos do Rio de Janeiro.
Vista da estação do teleférico no morro do adeus, a mais completa vista da zona norte da cidade. Cristiano nos conta histórias lindas, histórias escondidas durante muito tempo pela realidade dura e cruel que dominava a região. A história das fazendas que foram retalhadas e transformadas em bairros e favelas, a história de pessoas que deram vida ao lugar, histórias e lendas que quase ser perdem em meio ao caos.
O resgate de tudo isso é possível. Mas para que esse resgate aconteça, temos que estar mais atentos e mais próximos desse mar de informação, arte, cultura e diversidade.
O Corcovado e o Pão de Açúcar de um angulo pouco explorado.
Uma visão de 360o da zona norte do Rio, o centro da cidade, os aeroportos, as ilhas verdes remanescentes, os maciços, a baía, os estádios...
É tanta coisa, que podemos ficar por horas apreciando, descobrindo e trocando informações.
O começo da caminhada. Uma rua que simplesmente não existia. Daí uma das principais consequências positivas do teleférico, a inclusão. Gente que praticamente não saía da comunidade, gente que não tinha acesso e que praticamente não existia para a sociedade. Facilidades, serviços e uma vida nova.
Birosca. O senhor me informa espontaneamente parte da sua história. Curiosidades...
Histórias alegres, histórias tristes. Momentos que marcaram a vida de todos os moradores, mas que agora vai ficando apenas na memória. Histórias que devem ser contadas e ouvidas, histórias que fazem parte daquela comunidade, da cidade e do país.
Sinais de um novo tempo. Aos poucos podemos perceber que a beleza é possível em lugares com esse. O orgulho de viver e investir na comunidade, vai aparecendo um detalhes. É uma casa recém pintada, é um negócio recém inaugurado, é um ambiente que via se renovando.
As pessoas vão percebendo que a felicidade é possível.
Daqui saem craques. Campo tradicional. Local de reunião e lazer.
Uma visão curiosa de um campo de futebol, a comunidade e o teleférico. Um contraste entre o que é e o que pode ser. Um caminho sem volta, agora é daí para melhor...
Facilmente podemos sentir as transformações. Pessoas mais felizes, sonhando e realizando. As oportunidades vão aparecendo e as possibilidades de dias melhores são cada vez mais reais.
Amanhã mais um capítulo, com surpresas que nos enchem de orgulho e prazer.






Nenhum comentário:
Postar um comentário