UM NOVO OLHAR
(Capítulo 4)
Estamos na Praça do Conhecimento, no último capítulo demos uma olhada no andar térreo e vimos uma lan house comunitária de última geração. Agora vamos visitar o primeiro andar, onde acontecem os cursos.
São 288 pessoas, em todas as faixas etárias, atendidas em cursos de web design, edição de imagens, etc. Tudo gratuito e com equipamento de excelência, permitindo que dali saiam profissionais preparados para um mercado cada vez mais exigente.
Uma escola. Uma escola moderna. Uma escola que integra e socializa. Tecnologia e sociabilidade andando juntas, ajudando na construção de uma auto-estima impensada nos tempos de domínio do tráfico de drogas e da bandidagem explicita.
Inclusão!
Sala do curso de design, onde pudemos perceber a dedicação e o orgulho de jovens em poder estar fazendo parte desse novo presente. São salas amplas, bem iluminadas, limpas e com todos os alunos uniformizados. Um ambiente digno, produzindo um futuro digno.
Sala de edição de imagens.
Muitos profissionais originários das classes mais favorecidas, não tiveram acesso a esse tipo de equipamento quando da sua formação. Uma oportunidade ímpar, que ajuda a quebrar o muro invisível que separa a sociedade em classes mais ou menos favorecidas, na tentativa de igualar a quantidade e a qualidade dos serviços públicos ali oferecidos.
Um professor num intervalo das aulas, manuseando equipamentos Apple na sala do curso de edição de imagens. Fica sempre a dúvida e a preocupação, quanto a continuidade de projetos como esse. Será que na possível mudança de governo nas próximas eleições, novos administradores queiram destruir o que foi feito por seus desafetos políticos? Já vimos esse filme em várias outras situações, onde quem sai perdendo é a população. Temos é que garantir a longevidade de projetos e idéias, independente de ideologias e partidos políticos, priorizando seus efeitos e resultados. Seria isso possível?
Mais um exemplo da qualidade do projeto da Praça do Conhecimento, é o auditório. Um espaço bem equipado e estruturado para receber reuniões, cursos, encontros, etc, que façam parte da agenda da instituição ou não. Um espaço comunitário e gratuito.
No you tube ele começa a descobrir um outro mundo, aumenta seus horizontes e sonha...
Inclusão!
Um prédio público que já foi construído no conceito moderno de acessibilidade. Inclusão!
Estamos na reta final dessa história, mas não podíamos deixar de mostrar a força que o comércio local passa a ter, possibilitando o surgimento de novos empreendimentos e a crescente melhoria na qualidade dos negócios já em operação.
Um mega bairro que cresce e se desenvolve.
Até amanhã!






Nenhum comentário:
Postar um comentário