27 de fevereiro de 2016

LATRINA DA GUANABARA

Envolvido com a produção e o lançamento do livro ENTRE BANDEIRAS - Uma pedalada através da transição cubana, eu estava me controlando e deixando alguns temas para depois, mas a ânsia de vomitar essa PAPA foi maior.

Será que ninguém se envergonha?
Será que ninguém vê?
Será que ninguém faz nada?

Essa plataforma de luxo foi utilizada para o desembarque dos passageiros do navio The World, um navio residência de alto luxo. http://aboardtheworld.com/ 
No dia seguinte seriam 11 navios atracados durante o carnaval carioca, mas esse foi o único tratado dessa maneira.


Além da sujeira ao redor da plataforma, a escada colocada para que os turistas pisassem em terra firme era íngreme e totalmente insegura, o que fez com que o chefe de segurança do navio usasse a "gangway" do navio.


O navio ficou fundeado quase embaixo da ponte Rio/Niterói, fazendo com que o desembarque fosse feito nos "tenders", como se o Rio de Janeiro fosse um balneário qualquer sem nenhuma infraestrutura.


Ultrapassado o obstáculo aquático, do lado de fora a situação piorava. Com as obras do Porto Maravilha inacabadas, sem uma solução digna para atender aos turistas que chegavam para o principal evento da cidade, o Caos do Porto transformou o embarque e desembarque em uma gincana "off road".


O risco de uma tragédia só não se transformou em realidade porque... Sei lá porque, mas ainda bem que, apesar de tudo, não houve incidentes graves. Alguns tombos, alguns carrinhos de bagagem capotando, alguns taxistas bandalhas, alguns profissionais despreparados e alguns turistas que certamente não voltarão nunca mais.


Disputar espaço com as obras já era uma aventura, mas disputar espaço com lixo...


E assim vamos nós, tapando o sol escaldante com a peneira. Achando que tudo é uma maravilha, com as autoridades divulgando e se vangloriando de números. Batemos o recorde de navios num mesmo dia, recebemos milhares e milhares de turistas e arrecadamo$ com eles. Mas será que vendemos uma boa imagem?

Não nos iludamos, pois mesmo com o término das obras do VLT, o problema da ZONA portuária continuará. O projeto Porto Maravilha é realmente lindo, mais não tem nada de prático e funcional. Ninguém pensou ou lembrou que ali é um terminal de passageiros, onde as pessoas entram e saem carregando bagagem. Isso sem falar na área de embarque de desembarque dos ônibus, vans e carros, que acontecem no meio da rua ou dentro da já famosa "camera de gás".

Desculpem-me pela dureza das palavras, desculpem-me turistas e visitantes, mas estamos vivendo o sonho olímpico em meio ao pesadelo de saber que por aqui nada é levado tão a sério quanto ao lucro econômico e financeiro de alguns poucos, tudo em detrimento da qualidade de vida e de um futuro pretendido e prometido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário