29 de novembro de 2015

CENAS DE UMA CIDADE HIPÓCRITA

Quanto mais nos aproximamos dos tão sonhados Jogos Olímpicos, mais a gente se depara com cenas de uma cidade hipócrita. Por um lado se faz fiscalização e repressão contra algumas atividades que, apesar de não estarem totalmente legalizadas, elevam consideravelmente a qualidade dos serviços prestados no atendimentos aos turistas e visitantes. É o caso do UBER e dos Motoguias, guias de turismo que atuam com o seu próprio carro. Por outro lado rola uma libertinagem, uma permissividade, que ninguém coíbe. 

Um caso é o dos engraxates de porta de aeroporto. 
Aqui mesmo no PAPA NA LÍNGUA já denunciamos inúmeras vezes o constrangimento que passamos, quando vemos nossos clientes abordados por um bando de meninos e jovens. Mas nada é tão ruim que não possa piorar. 
No aeroporto Santos Dumont a audácia ultrapassou todos os limites do bom senso. Dois engraxates montaram um escritório na porta de entrada do terminal de embarque. Enquanto um contava e conferia a féria, o outro navega na rede através do seu aparelho móvel. Tudo isso sentados solenemente. 



Já na praia de Ipanema, em frente ao hotel Caesar Park, no canteiro central, um morador de rua montou acampamento e descansava solenemente também. É óbvio que não é o único morador de rua da cidade, mas esse conseguiu hospedagem num dos metros quadrados mais caros, além de se preocupar em interagir com a natureza e o meio ambiente, já que sua morada naquele dia era em meio ao que resta de um arbusto já bastante maltratado.

A ideia da tolerância zero e do mova-se, que evitam o aparecimento de situações como essa, foram abandonadas e não se vê mais nenhuma atitude que procure manter a ordem, a tranquilidade e a beleza do Rio de Janeiro.


Enquanto isso, no centro da cidade, o famoso Porto Maravilha vai mostrando sua cara. Uma aparência belíssima e nada prática. O atendimento aos cruzeiros marítimos cada vez mais prejudicados e as cenas deprimentes de turistas caminhando quilômetros para acessar seu transporte, passando por buracos e obstáculos, vão produzindo a melhor e maior anti-propaganda da história.

Contra a hipocrisia, só mesmo com muita PAPA NA LÍNGUA (afiada)!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário