7 de setembro de 2018

Escadaria Selarón - Pedaço(s) do Mundo

Perdemos o Museu Nacional. 
Mesmo que se recupere algumas peças, alguns documentos, a perda é irreparável. E nesse momento de dor e tristeza, como devemos reagir? Como devemos agir? Minha resposta vem num sentido paralelo à reconstrução, à recuperação, à restauração do primeiro e, talvez, mais importante museu do país.

Esse é o momento de olharmos a nossa volta, percebendo quantos museus, edificações, expressões culturais e atrativos turísticos podem se perder de uma hora para a outra, já que também não recebem nenhum tipo de manutenção, nem tem gestão capaz de dignificá-los e de transformá-los em bens materiais e imateriais que dignifiquem nosso povo e nossa identidade.

Nesse sentido a LIGUIA - Liga Independente do Guias de Turismo/RJ lançou no mês passado um projeto de restauração, preservação e ordenação das visitas à Escadaria Selarón. 

Pedaço(s) do Mundo

Guias de turismo em manifestação depois da morte de Selarón.

A Escadaria Selarón é uma obra de um artista maluco, que foi capaz de transformar aquele ambiente e seus arredores positivamente, valorizando imóveis, criando novas oportunidades comerciais e devolvendo para a cidade um território antes degradado.

Jorge Selarón

Essa postagem não é para contar a história da Escadaria, nem mesmo de Jorge Selarón. Essa postagem é para chamar a atenção da população e das autoridades, que esse monumento que atrai milhares de turistas do mundo inteiro todos os dias, está em risco, está sendo destruído, está se perdendo! 

A Escadaria é assim todos os dias.

Se não for colocado em prática nenhum plano de recuperação da Escadaria, veremos em breve a mídia noticiar o fim desse monumento, a destruição desse atrativo, a perda de mais uma relíquia. Sim, você que não conhece, você que faz cara feia para o tema, você que finge que o problema não existe, ou não tem tanta importância, pare e pense no sentimento que que o incêndio do Museu Nacional causou lá no fundo da sua alma.


Esse é mais um grito de socorro da Cidade Maravilhosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário