28 de setembro de 2011

5772


Ontem, dia 27 de setembro de 2011, Dia do Turismo, Dia do Turismólogo, pensei em escrever algo. Preferi esperar o dia seguinte, pois assim posso aproveitar para falar do dia 28 de setembro de 2011 também.

Hoje é Rosh a Shaná. Traduzindo literalmente para o português, "Cabeça do Ano" ou ainda "Semente do Ano".

Essa não é uma data para comemorações, para celebrações. Assim como o dia de ontem, pelo menos no Brasil, não há motivos para festas.

Mais do que uma celebração, o Ano Novo judaico é um momento de reflexão. É o momento de pararmos para fazer um balanço de nossas vidas, procurando melhorar, evoluir e ter direito ao futuro.

Juntando as duas datas, imagino que o Brasil precisa muito desses "Iamim Noraim", "Dias Intensos" ou "Dias Temíveis". Só a base de muita reflexão é que poderemos assumir nossos erros, sempre na intenção de evoluir e melhorar.

O problema é que o tumor da corrupção está se espalhando e contaminando cada vez mais gente, que mesmo depois de se apossar do que não lhe pertence, ainda reza e pede perdão, mas não para de agir em benfício próprio.

Infelizmente o Ministério do Turismo passou a ser um dos principais exemplos desse tipo de falcatrua, sem que a maior das mudanças aconteça. Entra ministro, sai ministro, nunca tivemos um técnico, um especialista no comando da atividade turística brasileira.

Dessa maneira o que nos resta é agir, trabalhar e tentar achar o melhor caminho para que todos os profissionais que, direta ou indiretamente, se beneficiem com o turismo no Brasil, possam se orgulhar do destino mais atraente do nosso planeta, seja por suas belezas naturais, seja pela qualidade no atendimento, seja pelo povo, sua cultura e tradição.

FELIZ TURISMO NO ANO QUE SE INICIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário