6 de junho de 2012

UM NOVO OLHAR
(Capítulo 3)

Nossos próximos passos são impressionantes!
É como encontrar um oásis, mas nesse caso um oásis de cultura e esperança.
Chegamos a Praça do Conhecimento, um lugar onde a auto-estima de cada cidadão ganha tamanho e importancia, projetando dias tão azuis quanto o céu que nos acompanhava.
Neste local encontramos investimentos públicos de última geração, criando oportunidades, saber e profissionalização. Uma realidade impossível de existir, quando o território era dominado por bandidos e por um poder paralelo.

Nossa chegada a Praça do Conhecimento foi um choque de positividade. Mesmo com muita coisa por fazer, ali é o lugar onde nos convencemos de que o futuro é possível. A ação governamental pode e deve investir na melhoria da qualidade de vida de populações carentes, carentes de atenção, carentes de portas que se abram para o amanhã. Independente de votos e eleições, independente de partidos políticos e dos próprios políticos, temos que acreditar na continuidade das coisas boas, nas coisas que funcionam.

Nesse oásis já é possível testemunhar as gravações de uma nova novela da "vênus platinada". Atores e figurantes da própria comunidade, além de um cenário deslumbrante, levaram equipamentos e técnicos acostumados a filmar em praias e cenários das classes mais favorecidas, a experimentar novas sensações, novas emoções. Tudo acompanhado do olhar curioso e orgulhoso de uma comunidade em êxtase.

Ao fundo o Cine Carioca, uma moderna sala de projeção, com programação atualizada, incluíndo exibições em 3D. Difícil é conseguir ingresso, tamanha é a procura. A título de curiosidade, na foto acima as duas senhoras e o rapaz de amarelo, são figurantes participando das gravações Globais.

Como a praça é do conhecimento, Einstei está ali, de olho em tudo e transmitindo inspiração. Um belo painel compõe o cenário. Inimaginável!

Essa é a Praça do Conhecimento. Esse é o grande cenário.

Mas ao falar em conhecimento, melhor darmos uma olhada por dentro. Uma mega lan house gratuita, com equipamento de última geração. Na recepção moradores e não moradores fazem um cadastro, dando-lhes acesso ao interior do empreendimento. Cada um tem direito a utilizar o equipamento, incluíndo internet, por uma hora. Caso não tenha ninguém na fila de espera, é possível solicitar extensão por mais uma hora. Estudar e se divertir através do mundo virtual, passou a fazer parte da rotina daquelas pessoas. Vale dizer também, que 90% das pessoas envolvidas com o dia a dia do lugar são moradores da comunidade.


Além dos computadores tradicionais, já estão em testes vários tablets. Importante também é atentar para o cuidado e a dedicação de crianças, jovens e adultos. Importante ainda é ver cenas de alegria e prazer, como a do menino acompanhando o game de dança no vídeo abaixo.



Pois é, é de emocionar...
Amanhã daremos sequência subindo ao segundo andar da Praça do Conhecimento, além de conhecer a nova realidade comercial e econônica da comunidade e caminharemos para o fim dessa história singular.




Um comentário:

  1. É muito bacana ver esses investimentos em uma comunidade, principalmente na Zona Norte.

    ResponderExcluir